domingo, 1 de julho de 2007

Andar a pé também dá saúde!!!!

Hoje o empecilho vem moído… E bué de moído como se diz agora… Vou começar por aqui…

Cartel
-Substantivo masculino
-Escrito ou mensagem que encerra provocação;
-Anúncio; cartaz; dístico;
-Coligação;
-ECONOMIA acordo entre várias empresas comerciais e industriais de um dado sector que tem por fim obter ou defender o monopólio em determinado mercado;
-MILITAR acordo entre chefes militares em guerra para um fim comum (por exemplo, troca de prisioneiros);
sem cartel sem tréguas, até à morte;

Vou vos dizer o motivo da minha indignação… Os preços dos combustíveis… Aqui o empecilho hoje olha para a tabela de preços e pensa, mas afinal o que é que se passa??? Tudo começou, quando há coisa de uns dois ou três anos, uns incapazes, incompetentes, desnorteados, mentecaptos e abusadores de uns ministros de um tal governo que dizia que o país estava de tanga, se lembrou, “ah e tal, vamos liberalizar os combustíveis”, coisa que resultou noutros países, cá deveria resultar, ou não… Liberalizados que estão os preços, estala a guerra no Iraque, a crise no Irão e no Líbano e ZZZZZUUUUCCCAAA!!!! O tuga a pagar a “gota” a peso de ouro… Pois o preço do Brent disparou em flecha e tal… O preço subiu e subiu e sem tecto instituído pelo governo, foi por aí a cima… Paga e não bufa…
Agora as coisas lá têm acalmado, os americanos já roubam o petróleo no Iraque, o Irão já anda mais calminho… Mas o combustível, é sempre a atingir novos máximos… Como é que é possível?? O barril Brent desceu vertiginosamente aqui há poucos meses e os preços, nada… Que se passa??? Aqui é que entra a história do cartel… Ou carteis… Tudo começa pela OPEP… Esses tipos dão-se ao luxo de “combinar” o quanto vão explorar de modo a manter os preços lá em cima, isto é completamente ilegal, os carteis são ilegais, vergonhoso… Mas quem tem a faca e o queijo na mão…
Depois em Portugal, chegou-se à conclusão que algo se passava, a comunicação social avançou que as petrolíferas em Portugal estavam sobre investigação porque supostamente tinham criado um cartel de forma a manter os preços elevados… Onde é que fica a reguladora da concorrência no meio disto tudo??? É mais uma para o tuga apanhar… Que país é este em que as gasolineiras controlam os preços e nos asfixiam? É com tristeza que o digo, mas ser português é pior que o Deus me livre… IRRRRAAAA!!!
Ele há coisas…